Tecnologia
UFPel ativa novo radar meteorológico digital
O equipamento é um sensor capaz de detectar chuvas e tempestades a uma distância de até 240 quilômetros de raio, no modo quantitativo, e 450 quilômetros no modo de vigilância
Divulgação -
A previsão de chuva e de tempestades a curtíssimo prazo, na Zona Sul do Estado e na região metropolitana de Porto Alegre, está mais precisa. É que entrou em funcionamento o novo radar digital do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Faculdade de Meteorologia da UFPel.
O equipamento é um sensor capaz de detectar chuvas e tempestades a uma distância de até 240 quilômetros de raio, no modo quantitativo, e 450 quilômetros no modo de vigilância, ou seja, cobre toda a Zona Sul do Rio Grande do Sul e região metropolitana de Porto Alegre.
As imagens serão utilizadas para a previsão de curtíssimo prazo, chamadas de nowcasting, atendendo órgãos como Defesa Civil, CEEE e o Porto de Rio Grande e atividades sócioeconômicas diversas.
A vantagem sobre o sistema anterior, analógico, é a quantificação de chuva com melhor precisão, pois este novo oferece uma geração de imagens que o antigo não tinha, dizem o diretor da Faculdade de Meteorologia, Fabrício Harter, e o chefe do CPMet, Leonardo Calvetti.
“Além disso, estudantes e pesquisadores serão beneficiados com a medição volumétrica da atmosfera da região, gerando projetos de pesquisa, dissertações e teses. No âmbito do ensino, as aulas de sensoriamento remoto e radar meteorológico da Faculdade poderão ser ministradas na prática, do mesmo modo que é realizado nos países desenvolvidos, proporcionando um alto nível de conhecimento aos alunos da UFPel”, observam.
O radar, que entrou em funcionamento no último dia 15, ainda está em operação assistida, sob avaliação técnica, até que contratos de manutenção permitam que o sistema se torne totalmente estável. Técnicos da Finlândia, do Japão e do Brasil, das empresas Vaisala e Hobeco, estiveram com profissionais da Universidade finalizando o upgrade dos componentes eletrônicos do sistema.
O radar meteorológico foi atualizado dentro do projeto Simteco, financiado pela Finep, submetido pelo Centro de Pesquisa em Sensoriamento Remoto da UFRGS, e usando recursos da UFPel. O investimento chega a R$ 1 milhão.
Todo o sistema está colocado junto ao Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, nas instalações do CPMet, usando a torre que serviu ao equipamento analógico.
A ideia é disponibilizar a imagem do radar pela Internet, mas ainda não há previsão de quando isto será possível.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário